TEF é a sigla para o termo “Transferência Eletrônica de Fundos”. Essa solução realiza operações financeiras de forma eletrônica, tornando as transações por cartão de crédito,débito e Pix muito mais fáceis, seguras e ágeis.
Esse sistema é normalmente encontrado em empresas de varejo, mas pode ser aplicado para diversos modelos de negócio. Neste post, vamos explicar para você tudo que o empresário precisa saber sobre o TEF e sanar as principais dúvidas.
O que é o TEF
TEF é como se fosse um intermediário da operação financeira. Interligado com o sistema de gestão do negócio, o TEF identifica o valor a ser cobrado, faz a ligação com a empresa adquirente, com a maquininha e com a empresa de cartão de crédito ou o banco ao qual está vinculada a sua chave Pix. Com isso, em poucos segundos é possível identificar se há saldo para pagamento e se a transação pode ser realizada sem problemas. Com tudo conferido, o valor é transferido de forma eletrônica para a conta do lojista.
Como funciona um TEF
O funcionamento do TEF pode ser dividido em algumas etapas principais:
Iniciação da Transação: O operador de caixa realiza o atendimento do seu cliente e, ao final da venda, ele se conecta com o sistema TEF para realizar o pagamento, informar o valor da compra e a forma de pagamento.
Autorização: O cliente passa o cartão de crédito ou débito na maquininha.
O sistema TEF envia as informações da transação para a adquirente (empresa responsável por processar os pagamentos).
Processamento: A adquirente verifica os dados do cartão e o saldo disponível com a bandeira do cartão (Visa, Mastercard etc.).
Confirmação: Se tudo estiver correto, a transação é autorizada e o sistema TEF envia a confirmação ao ponto de venda.
Conciliação: O valor da venda é transferido para a conta do lojista, geralmente em um período acordado entre a empresa e a adquirente.
Vantagens do TEF
A implementação do sistema TEF oferece inúmeras vantagens para os lojistas. Entre elas, podemos destacar:
Atendimento da legislação fiscal da vinculação do pagamento com a emissão da Nota Fiscal (NFC-e), visto que a operação se dá de forma integrada com o sistema de automação comercial.
Segurança: O sistema reduz a incidência de erro humano nas transações, além de eliminar a possibilidade de fraudes, evitando perdas e prejuízos.
Agilidade: O TEF integrado com o sistema de gestão do negócio acelera o processo de pagamento, reduzindo filas e aumentando a satisfação do cliente.
Maior controle e gestão: O sistema facilita a gestão do negócio, permitindo um controle mais preciso das vendas.
Economia: O TEF tem o potencial de reduzir custos operacionais ao centralizar as transações e minimizar a necessidade de múltiplas maquininhas.
Versatilidade: Permite a aceitação de múltiplos meios de pagamento, incluindo cartões de crédito, débito, vouchers e PIX.
Quem precisa aderir ao TEF?
A legislação fiscal vem sendo atualizada e, por isso, mais estabelecimentos precisam se adaptar às novas exigências. Em estados como o Rio Grande do Sul, Pernambuco e Mato Grosso, empresários que querem vender com cartão de crédito, vouchers e PIX, precisam implementar um sistema TEF.
Mas a recomendação de implementação de um sistema TEF vai além do atendimento à legislação. Empresas que desejam melhorar a eficiência e segurança das suas transações também devem avaliar essa solução.
Como escolher o melhor sistema TEF para a sua loja
Há alguns pontos que precisam ser considerados na hora da escolha de um sistema TEF para o seu negócio. O primeiro deles é a compatibilidade. O sistema precisa ser compatível com o software de gestão do seu negócio para que todas as transações ocorram de forma ágil e fluida.
Ao avaliar o custo-benefício, é crucial considerar não apenas os valores de implementação e treinamento, mas também as economias significativas nas taxas por transação que a Payer oferece. Com a Payer, você também se beneficia da integração perfeita dos sistemas de pagamento e do sistema de gestão da sua loja, otimizando operações e reduzindo custos. Os diferenciais da Payer, incluindo essa integração eficiente e um conjunto abrangente de serviços através da Loja Payer, tornam-na uma escolha estratégica e econômica para o seu negócio.
Estude bem as funcionalidades oferecidas pelo sistema TEF, como relatórios de vendas, conciliação automática e suporte a múltiplas bandeiras de cartões. Por fim, considere se o sistema pode crescer junto com o seu negócio, suportando um volume maior de transações no futuro e oferecendo escalabilidade.
Payer: muito mais que um TEF para o seu negócio
A Payer é Marketplace de Pagamentos e Serviços Financeiros. Ela se integra ao sistema de gestão do seu negócio, oferece todas as funções que um TEF tradicional tem, e muito mais! A Payer permite ao lojista unificar suas maquininhas, economizar taxas, simplificar a gestão e alavancar suas vendas!
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